20 de setembro de 2010

Introdução

Inicialmente, gostaria de demonstrar do que se trata o texto Teorias das Comunicações de Massa, de Mauro Wolf. Como devemos saber, as diversas teorias das comunicações são dispostas segundo três determinações: o contexto social, histórico e econômico, o tipo de teoria social, mencionada pelas teorias de mídia, e o modelo de processo de comunicação que cada teoria da mídia apresenta. A análise das relações entre esses três fatores possibilita uma maior compreensão sobre quais problemas das comunicações de massa foram tratados como relevantes e quais foram relegados a segundo plano. É importante destacar que o termo "teoria da mídia" define um conjunto coerente de proposições, hipóteses de pesquisa e aquisições verificadas. O uso do termo pode parecer forçado, já que designa mais uma tendência de reflexão e pesquisa do que uma real teoria. Os oito "momentos" dos estudos da mídia são: a teoria hipodérmica, a teoria ligada à abordagem empírico-experimental, a teoria que deriva da pesquisa empírica em campo, a teoria de elaboração estrutural-funcionalista, a teoria crítica dos meios de comunicação de massa, a teoria culturológica, os cultural studies e as teorias da comunicação. Em nosso trabalho, tentaremos esclarecer a teoria hipordérmica e a teoria ligada à abordagem empírico-experimental.

Victória Pereira Araújo Lima

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